Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.incaper.es.gov.br) estão ativos.
  • O texto está em espaço 1,5 arial, formato A4; usa uma fonte de 12-pontos; para as citações á fonte é 11-pontos, emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Respeita a lei de direito autoral vigente no país, concorda com a divulgação desta obra via acesso aberto, desde que citada a fonte.
  • O(A) autor(a) e/ou o(a)s (co)autore(a)s envolvido(a)s na elaboração do texto encontra(m)-se devidamente registrado(s) e cadastrado(s) no sistema no momento da submissão, incluíram seu(s) ORCID nos dados de identificação bem como os demais dados obrigatórios (nome completo, afiliação institucional completa, cidade, Estado, país, minicurrículo, link para o Lattes, fonte(s) de financiamento, e-mail(s), possíveis conflitos de interesse).
    * É responsabilidade do autor que faz a submissão preencher todos os metadados dos coautores
  • O(A)s autore(a)s asseguram que sua investigação seguiu os preceitos éticos e jurídicos previstos pelos documentos que normatizam a conduta ética na pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais em sua área de conhecimento, como indicado pela revista, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada; e que anexaram, caso seja pertinente, uma cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa como documento suplementar (intitulado 'Aprovação CEP') no processo de submissão.
  • Os trabalhos submetidos passarão por detectores de plágio.

Diretrizes para Autores

Diretrizes Para Autores

O Incaper Em Revista é o periódico científico editado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em versão eletrônica (e-ISSN 2764-5339). Destina-se à publicação de Artigos Científicos cuja temática tenha aplicação direta na agropecuária do Estado do Espírito Santo.

O Incaper em Revista iniciou suas atividades no ano de 2010 na versão impressa e atualmente é digital. Seus artigos estão indexados em: Agris Fao, CrossrefDiadorim (IBICT), Latindex, Miguilim e LivRe!

Os originais submetidos ao Comitê Editorial do Incaper Em Revista devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. 

1. A chamada para publicação na revista será feita em período predeterminado pelo Comitê do Editorial do Incaper em Revista, já com o tema definido.

2. Este ano a revista vai aceitar a manifestação espontânea de submissão de manuscritos. O tema da próxima edição é ‘Tecnologias Inovadoras na agropecuária: desafios e potencialidades’. 

Além dos artigos técnico-científicos, também serão aceitas Notas Técnicas, Estudos de Casos e revisões bibliográficas estruturadas.

3. Os autores correspondentes, dos trabalhos selecionados terão o prazo até 11/07/2025, para encaminhar o manuscrito completo pelo sistema. Baixe o Template antes da submissão do seu artigo. Clique aqui para fazer o download.

4. Ocasionalmente e de acordo com as diretrizes, eixo temático e/ou linhas editoriais estabelecidos para publicação, pesquisadores/técnicos reconhecidos por seu conhecimento na área, poderão ser convidados a apresentar seus trabalhos na Revista.

5. Autores devem observar os prazos estipulados formalmente para a entrega dos manuscritos, bem como priorizar o atendimento às dúvidas surgidas durante a produção da revista e orientações do editor da revista (presidente);

6. Os manuscritos deverão ser escritos em português, inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, na íntegra ou parcialmente, tanto no que se refere ao texto, como às figuras ou tabelas. Artigos que apresentarem semelhanças com outros já publicados serão rejeitados no processo de avaliação em qualquer fase;

7. A Revista condena vigorosamente o plágio e o autoplágio. Os autores devem-se certificar de que o conteúdo é inédito e original. Ideias já publicadas devem ser citadas corretamente, respeitando os direitos autorais, em conformidade com as normas da revista.

8. O título do artigo deve conter no máximo 15 palavras, estar centralizado e a fonte utilizada, Arial 14 em negrito.

9. Títulos e subtítulos das sessões do texto, devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, com numeração progressiva. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Língua Portuguesa devem vir em itálico.

10. Os artigos devem ter um mínimo de 12 e um máximo de 20 páginas, em espaço entre linhas de 1,5, corpo 12 na fonte Arial 12, com margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita de 2 cm.

11. As Notas Técnicas e Relatos de Casos não devem exceder a 6-8 páginas e os resultados relatados devem ser baseados em experimentos repetidos, em que o texto pode ser de forma contínua, isto é, não requer seções numeradas, como Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão. No entanto, deve ter o resumo e o abstract no início, bem como os Agradecimentos e Referências ao final do manuscrito.

12. A estrutura dos artigos deve conter resumos informativos (apresentar os objetivos, metodologia, resultados e conclusões do artigo; não use siglas nem citações no resumo) em português e abstract em inglês (nesta ordem) de no máximo 250 palavras cada, além de três a cinco palavras-chaves nesses mesmos idiomas. Utilizar fonte Arial, corpo 10, espaço simples). Priorizar termos contidos no Tesauro Brasileiro de Agricultura, disponível em: https://www.vocabularyserver.com/thesagro/ . 

13. O estilo de redação deverá ser claro e coerente na exposição das ideias, observando-se o uso adequado da linguagem. Sugere-se ao autor que o trabalho passe por uma revisão gramatical antes de seu encaminhamento à revista.

14. As sessões que compõem o artigo são: título, resumo, abstract, introdução, desenvolvimento (material e métodos ou metodologia, resultados e discussão), conclusão ou considerações finais, contribuição dos autores (descrever a contribuição dos autores no artigo), conflito de interesse, agradecimento (os autores podem usar esse espaço para agradecer as pessoas e entidades que contribuíram com a pesquisa) e as referências citadas no texto.

15. Citações diretas no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integrar a frase, colocar somente o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação.

16. Citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 10, entre linhas simples. Notas explicativas devem vir em nota de rodapé. Recomenda-se numeração das notas.

17. Uso de letras maiúsculas: início de frases, nomes próprios, áreas do conhecimento, em siglas, símbolos ou abreviaturas.

18. Notação de nomes científicos, consulte as bases de dados relacionadas: Registro Nacional de CultivaresInternational Plant Names Index, entre outras.

19. Se o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados com resolução mínima de 300 dpi. Importante: as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto e anexadas (Excel.jpeg, .png, .tiff). O material deve ter indicação de fonte da imagem e, em caso de autoria, autorização do autor, fotógrafo ou artista, por exemplo.

20. O(A)s autore(a)s devem preceitos éticos e jurídicos previstos pelos documentos que normatizam a conduta ética na pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais em sua área de conhecimento, como indicado pela revista, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada; e anexar, caso seja pertinente, uma cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa como documento suplementar (intitulado 'Aprovação CEP') no processo de submissão.

POLÍTICAS

 Escopo

A Revista tem por finalidade estimular, desenvolver e disseminar a produção do conhecimento nas linhas e/ou grupos de pesquisa e das experiências de Ater, por meio da publicação. Visa contribuir ao estreitamento das parcerias, elos e intercâmbio com outras instituições correlatas, técnicos, professores, pesquisadores, bem como aproximação com a sociedade.

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos serão avaliados em três etapas. Na primeira, editores avaliam similaridades, regras e formatação. Na segunda avaliação o comitê realiza análise para verificar se o artigo se enquadra dentro das linhas editoriais do periódico. E a terceira, a avaliação por pares duplo-cego, com envio para até três avaliadores ad hoc que procederão à análise. Para serem publicados, os textos, exceto o Editorial e aqueles produzidos por autores convidados, deverão obter pareceres favoráveis quando submetidos à apreciação, segundo os seguintes critérios:

a) Relevância do texto para a difusão e o desenvolvimento de pesquisa, e nas linhas de pesquisa do tema proposto; b) Originalidade (contribuição significativa ou inovadora); c) Exatidão (exatidão técnica das referências, correção e precisão dos conceitos); d) Metodologia (adequação e profundidade na abordagem ao assunto); e) Atualidade e rigor da bibliografia utilizada; f) Qualidade geral do texto alcança os objetivos que se propõe atingir, com exposição clara, coerente, e correção gramatical; g) Adequação à “Linha Editorial e Normas Técnicas” da Revista.

Depois de aprovado, o texto passará por aconselhamento editorial e revisão final. 

Política Antiplágio

Os artigos submetidos serão verificados por software para identificação de plágio e/ou autoplágio. Os autores devem garantir a originalidade do manuscrito. Os autores podem receber eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às indicações apontadas pelo software utilizado. Caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor e arquivada a submissão. 

Política de Acesso

O Incaper Em Revista segue a política de acesso aberto ao conhecimento científico. A política da revista permite que autores tenha liberdade de depositar a versão final do artigo em repositórios.

Política de Licenciamento

Incaper em Revista está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2 por Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. 

Política de Arquivamento

A revista utiliza o sistema de arquivamento da Biblioteca Nacional, Lei nº 10.994. Utilizamos também o sistema LOCKSS para criar um arquivo distribuído entre bibliotecas parceiras, permitindo a essas instituições preservar e restaurar conteúdos de forma permanente.

Artigos

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.