A INFLUÊNCIA DO CONSUMIDOR NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA: O FUTURO É SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.54682/ier.v.15.p05.16Palavras-chave:
sustentabilidade, agronegócio, alimentos, bebidasResumo
Na jornada do alimento, do solo à mesa, existem diversas interfaces com a sustentabilidade. O tema da produção de alimentos e sua relação com o meio ambiente é paradoxalmente antigo e atual. No período pós-pandemia, a preocupação com os processos produtivos associados aos impactos ambientais tornou-se mais significativa, impulsionada pela crescente influência do mercado consumidor global, ávido por práticas sustentáveis. O agronegócio é composto por insumos, elos de produção, processamento e distribuição, e todos esses segmentos estão expostos às pressões do mercado consumidor, que podem moldar e/ou reestruturar a forma como os processos são realizados. No curto prazo, a sustentabilidade será um fator sine qua non para a produção de alimentos e bebidas e suas atividades associadas. No Espírito Santo, o agronegócio contribui para a produção de alimentos no Brasil e no mundo. Portanto, é necessário estar atento às demandas do mercado consumidor nacional e internacional para traçar novas estratégias de negócios com visão de futuro. Este artigo apresenta uma reflexão sobre as complexas questões que envolvem a produção de alimentos no Espírito Santo, sob a perspectiva da sustentabilidade global e das tendências futuras. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa exploratória para analisar as estratégias de grandes empresas de alimentos e bebidas na cadeia de suprimentos agrícola e sua comunicação com os consumidores, por meio das principais plataformas globais de dados de consumo (Euromonitor, McKinsey e Mintel). O estudo conclui que as escolhas dos consumidores têm a capacidade de influenciar a produção agrícola, direcionando as práticas dos produtores, os investimentos em tecnologia e inovação e até mesmo as políticas governamentais relacionadas à agricultura.
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