ANÁLISE SENSORIAL DA ACEITAÇÃO DAS CULTIVARES DE ABACAXI PÉROLA E VITÓRIA NO MERCADO CONSUMIDOR
DOI:
https://doi.org/10.54682/ier.v.15.p149.153Palavras-chave:
Ananas comosus, teste triangular, aceitação, consumidorResumo
A fusariose é uma doença que causa até 40% de perdas na produção, com isso, novas cultivares resistente ao
Fusarium guttiforme têm sido lançadas, sendo a cultivar Vitória um exemplo delas. Pouco se sabe, cientificamente, sobre as
diferenças sensoriais que o consumidor percebe ao consumir diferentes cultivares de abacaxi, dessa forma, o objetivo deste
trabalho foi avaliar se existe diferença sensorial entre as cultivares Pérola e Vitória. Os frutos utilizados foram produzidos e
coletados na unidade de demonstração (UD) instalada no município de Boa Esperança–ES. O espaçamento utilizado foi em
filas duplas (1,2 m entre uma fileira dupla, 0,4 m entre as fileiras duplas e 0,3 m entre plantas), possibilitando uma densidade
de 41.666 plantas/ha. Foi utilizado delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, totalizando 24 plantas por
repetição. A plantas foram cultivadas com a presença de mulching, com fertirrigação e utilizadas as cultivares Pérola e
Vitória, totalizando 192 mudas de cada cultivar. Os frutos foram colhidos após 150 dias e imediatamente acondicionados de
maneira que resguardassem de qualquer alteração física e química. A análise sensorial foi realizada com 60 consumidores
escolhidos de forma aleatória no dia 12 de agosto de 2022, no supermercado H e J, em Boa Esperança. Os resultados
mostraram que os consumidores conseguiram identificar que as cultivares são diferentes e ambas têm mercado, desde que
produzidas com qualidade.
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